Quando as suas lágrimas não caem, elas se chocam contra mim. Essa frase, retirada de uma música do Bullet for My Valentine, ilustra perfeitamente a força que um simples ato como o choro pode ter em nossos relacionamentos. Lágrimas são um sinal claro de sentimentos profundos sendo despertados, seja de amor intenso ou dolorosa perda. Elas têm a capacidade de trazer a tona emoções que muitas vezes preferimos reprimir, mas que cedo ou tarde precisamos encarar.

No amor, lágrimas muitas vezes são vistas como um sinal de fraqueza, de vulnerabilidade em estar exposto aos sentimentos e desejos mais profundos do coração. Mas a realidade é que as emoções têm o poder de nos mover, de nos inspirar a tomar atitudes ousadas que podem nos trazer uma felicidade imensurável. É só através do amor que encontramos algo para lutar e sacrificar por.

Porém, lágrimas não são exclusivas da felicidade. Em relacionamentos também há momentos da mais profunda dor emocional, onde somos confrontados com a realidade de que algo que amávamos estava fadado ao fim. Nesses momentos, as lágrimas são um sinal do luto que sentimos, da perda de uma parte de nós mesmos que não podemos mais recuperar.

Mas mesmo numa situação assim, as lágrimas nos trazem uma pequena gota de conforto, um suspiro de alívio que diz que todo aquele sofrimento não é em vão, que é normal ter momentos de vulnerabilidade, que podemos sentir dor e ainda sim encontrar forças para seguir em frente.

Muitas vezes, preferimos esconder nossas lágrimas, com medo do que os outros podem pensar sobre nós se mostrarmos nossos verdadeiros sentimentos. Mas isso acabará nos afastando daquilo que realmente importa, daquilo que é essencial em nossas relações: conexão.

Estamos programados para nos conectar uns com os outros, para amar, para sermos amados. E é através das lágrimas que encontramos esse ponto de conexão, a possibilidade de compartilhar algo íntimo, algo que estávamos guardando somente para nós mesmos.

Nossas lágrimas nos fazem mais humanos, nos tornam mais empáticos e compreensivos com os sentimentos dos outros. Através delas, temos a chance de ver e compreender um pouco mais do mundo em que vivemos.

Então, quando as suas lágrimas não caem, elas se chocam contra mim. Eu sinto o seu amor, a sua dor, os seus sentimentos mais profundos. E eu seguro você, abraço você, por que eu sei que isso é o que o amor verdadeiro faz: divide as alegrias e as tristezas. Compartilha as lágrimas.